ÚLTIMOS TEXTOS

Abordagens Terapêuticas

A pelve como centro de força do corpo

Fisioterapia para Disfunções do Assoalho Pélvico

ENTRE EM CONTATO

Tel.: (31) 3223-2473

Cel.: (31) 9974-7340

Rua Fernandes Tourinho, 999 s/106 · Lourdes · Belo Horizonte · MG

Abordagens Terapêuticas

• RPG – Reeducação Postural Global • GDS – Método das cadeias musculares e ósteo-articulares • Reeducação do movimento – Método Bertazzo • Coordenação Motora- Piret e Béziers • Pilates •
RPG:
Criada na França, na década de 80, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente.
O métodp se baseia no princípio de que os problemas posturais e músculo-esqueléticos são produzidos pelo desequilíbrio de forças entre cadeias musculares.
Trabalha de forma diferenciada as cadeias musculares estáticas e dinâmicas, através de posturas de reequilíbrio muscular global (alongamento + fortalecimento), visando à prevenção e correção dos desvios posturais e suas conseqüências (hérnia de disco, artrose, dores).
Aplica-se a problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios e esportivos.

GDS: (Cadeias Musculares e Técnicas G.D.S.)
Foi elaborado nos anos 60 / 70 pela Fisioterapeuta, biomecanicista e osteopata belga Godelieve Denys Struyf (GDS).
É um método de leitura da postura, dos gestos e formas do corpo, que utiliza o movimento como princípio para a reeducação, com finalidade preventiva e terapêutica.
G.D.S estudou as diferentes modalidades da mecânica humana e as causas que determinavam uma disfunção em um determinado indivíduo e não em outro para, então, individualizar a escolha das técnicas de tratamento apropriada à especificidade de cada um.
Reuniu fundamentos de Kabat, Piret e Béziers e Mezières sobre “solidariedade muscular”, ou seja, cadeias músculo-articulares prolongadas pelas aponevroses que determinam a interdependência de todas as partes do corpo, unificando o sistema locomotor.
Tendo em vista que cada cadeia muscular responde a uma abordagem específica, emprega uma diversidade de técnicas: ajustamentos ósteo-articulares, modelagens, harmonização das tensões musculares, ativação da pele, contrações musculares isométricas, alongamentos musculares, posturas, mobilizações espiróides e massagens.
Tais técnicas visam ampliar os conhecimentos sobre o movimento, conduzindo o paciente à tomada de consciência e ao aprendizado do gesto justo que, praticado com frequência, possibilita um realinhamento dos segmentos corporais promovendo para o indivíduo uma forma mais coerente do funcionamento de seu corpo.

Método Bertazzo:
Criado pelo bailarino, coreógrafo e educador corporal Ivaldo Bertazzo ao longo de 30 anos de estudos e experiências sobre dança e corpo, o Método Bertazzo visa a educação do corpo e o aprimoramento do gesto através da exploração dos movimentos para alcançar qualidade de vida.
Ivaldo viajou por vários países incorporando as danças étnicas e a cultura desses locais em seu trabalho. Paralelamente à dança, aprofundou-se na fisioterapia, aliando ao seu método o estudo do funcionamento do aparelho locomotor e da biomecânica humana, desenvolvido pelas pesquisadoras Marie Madeleine Béziers e Suzanne Piret, na França, e Godelieve Denys Struyf, na Bélgica.
A passagem dos exercícios para a vida prática é um dos principais objetivos do método. O gesto organizado que o aluno vivencia na sala de aula deve ser integrado ao seu cotidiano, aumentando seu bem-estar corporal e possibilitando maior rendimento, no trabalho ou em outras situações.

Coordenação Motora:
As fisioterapeutas francesas Piret e Béziers realizaram, na década de 60, uma pesquisa sobre a motricidade humana, que conduziu à formulação de uma teoria sobre a coordenação motora, sustentada por uma longa prática reeducativa e pela observação do movimento, tanto na criança quanto no adolescente e no adulto.
Elas abrem uma visão concreta a todas as escolas que vêem a incidência psico-motora ligada ao conceito da organização muscular em cadeias.
O método defende a idéia de que, subjacente à variedade de movimentos do indivíduo normal, há um movimento de base comum a todas as pessoas denominado movimento fundamental. Esse movimento acontece natural e necessariamente em função da disposição e forma dos ossos, articulações e músculos. Um sistema de alavancas ósseas colocado em tensão pelos músculos, indo da cabeça até as mãos ou pés, reagrupa o corpo inteiro em tensão, influenciando a forma do corpo e seus movimentos.
O movimento constrói os órgãos do movimento e é construído por eles: o osso tem a forma que lhe dá o músculo, ao passo que o músculo faz o movimento determinado pela forma do osso. O corpo forma assim um volume dinâmico que encontra seu equilíbrio em sua própria organização. Movimentos espiróides vão agir em nossos ossos e dar função própria aos músculos.
Reeducar, para elas, consiste simplesmente em reeencontrar a mecânica fundamental dentro da qual o corpo humano se organizou desde os primeiros instantes da vida.
De maneira simples, o paciente aprende a reconhecer com facilidade a coordenação motora nos gestos da vida diária, através da conscientização da estrutura ósteo-articular e da construção de imagens justas, o que leva a um encadeamento correto de tensão, que rege a forma do corpo e seus movimentos.

Pilates:

O método criado pelo atleta alemão Joseph Pilates na década de 20 tem como princípio básico direcionar os exercícios para a área chamada powerhouse (centro de força) – abdômen, coluna e região pélvica – com objetivo melhorar a flexibilidade, a força muscular, o equilíbrio e a consciência corporal.
Os exercícios são realizados no solo e em aparelhos, utilizando poucas repetições, com foco na qualidade dos movimentos, seguindo os seis princípios do método: concentração, centro de força, respiração, fluidez do movimento, alinhamento e controle.
Ainda que praticada em pequenos grupos, é uma atividade individual. É indicado para pessoas de todas as idades, para condicionamento físico e mental, prevenção e reabilitação de lesões. Tem sido muito utilizado por atletas para a melhoria da performance, visando uma perfeita execução do gesto esportivo.
Entre os benefícios estão a melhora da postura, do equilíbrio, e da agilidade e aumento da capacidade respiratória e cardiovascular.

1 comentário »

Uma resposta para “ABORDAGENS
TERAPÊUTICAS”

  1. Vitoria:
    Estive visitando o seu site e pude comprovar toda a variedade de que voce emprega para a reeducação do corpo. Que pena que estou tão distante e não poderei disfrutar do seu tratamento. Mas espero visitá-la e conhecer sua clínica. Desejo que voce siga vencendo e ajudando a tantas pessoas que poderão disfrutar de sua capacidade.

Copyright © 2010 Clínica Vitória Wilden – Reeducação do movimento e reeducação da postura

desenvolvido por simone chacham